A osteoporose é uma doença osteometabólica, progressiva, caracterizada pelo desequilíbrio entre os osteoblastos (células que preenchem com minerais as cavidades da matriz óssea) e osteoclastos (células que absorvem os minerais da matriz óssea, formando cavidades), resultando na perda de massa óssea e osteopenia, tornando os ossos mais frágeis com tendência à fraturas.
A osteoporose pode ser classificada em tipo 1, quando acontece após a menopausa e existe uma rápida osteopenia, e a tipo 2, que está diretamente ligada ao envelhecimento, caracterizada pela deficiência do mineral cálcio.
O idoso que procura aumentar o tônus, força e resistência muscular, flexibilidade, aumentar a massa óssea, melhorar o equilíbrio e coordenação motora pode alcançar esses objetivos por meio de exercícios específicos e adaptados, em diversos equipamentos como a Chair, o Barrel, o Cadillac e o Reformer. Além destes, outros acessórios são muito utilizados, destacando-se o Foot Corrector, o Toe Corrector e o Magic Circle. Estes equipamentos favorecem a segurança do idoso com osteoporose ao mesmo tempo em que permite movimentos capazes de aumentar a massa óssea. Alguns exemplos são:
- Foot corrector, metatarsos press;
- Relevê;
- Single leg;
- Stretching vale;
- Stretching side hamstring;
- Single leg sequence;
- Arms lowers;
- Salute;
- Double leg lowers;
- Footwork with toe corrector;
- Hug a tree;
- Arms with roll down bar
Alguns cuidados devem ser tomados em casos de alunos com osteoporose. Os movimentos de flexão e rotação de coluna combinados e exercícios de mobilização de coluna devem ser evitados, assim como grandes amplitudes de movimento (ADM) de flexão e adução de quadril com resistência. Para os membros superiores, é importante ater-se aos movimentos que exigem muito apoio de mãos. É necessário que os instrutores de Pilates estejam sempre atentos às queixas de seus alunos, nunca se distanciar por longos períodos, ajudar na troca de decúbito e monitorar sua pressão sanguínea!