Nosso corpo foi feito para o movimento. Nossas articulações liberam um líquido, chamado sinóvia, que lubrifica as superfícies ósseas e produz o movimento sem dor, desconforto, crepitação e em sua amplitude de movimento total.
Sabemos que antes, durante e depois dos exercícios, o nosso corpo libera hormônios capazes de produzir sensações diversas como, relaxamento, prazer, satisfação e analgesia, entre outras. Além disso, sabe-se que melhora o sistema imunológico, pois causa a liberação de células que são capazes de destruir células nocivas, como, por exemplo, as tumorais.
Durante os exercícios, os músculos sofrem microlesões que serão reparadas algum tempo depois da atividade. Com isso, células “reparadoras” vão se colocando no local da lesão, aumentando o tamanho do músculo. Por isso os praticantes têm mudanças na a forma do seu corpo.
Portanto, os benefícios de se manter ativo, fazendo uma atividade física de intensidade moderada pelo menos 2 vezes na semana, com duração de, no mínimo, 30 minutos – como é o caso do Pilates, são:
- Diminuição da ansiedade;
- Diminuição da dor, principalmente crônica, pois a liberação do hormônio endorfina, causa analgesia;
- Diminuição do estresse;
- Diminuição do risco de diabetes;
- Melhora da força e resistência muscular;
- Melhora do fortalecimento ósseo, diminuindo o risco de osteoporose;
- Melhora da autoestima;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Melhora do sistema imunológico;
- Prevenção de doenças cardiovasculares;
- Bem-estar geral (corpo e mente).
O Pilates, que é uma atividade moderada, com duração de 50 a 60 minutos, traz todos os benefícios citados acima. Os idosos são muito beneficiados, pois esta atividade trabalha o corpo e a mente, além de causar a reprogramação motora, o que evita ou retarda doenças progressivas.
Covid-19, quarentena e exercícios
Os professores de Pilates devem estar atentos: nesta fase em que muitas pessoas estarão se exercitando em casa, todo cuidado é aceito. Aos alunos idosos, é necessária a supervisão de um familiar ou cuidador, além do professor orientador que pode estar com ele via internet (online). Isto também serve para os alunos que tem problemas neurológicos.