Os benefícios do método Pilates para a dor lombar

O Pilates é uma ótima escolha quando falamos em dor lombar (lombalgia), já que, muitas vezes, essas dores aparecem por um desequilíbrio entre os músculos flexores e extensores do tronco.

Atualmente, cerca de 88% das pessoas sentem ou vão sentir em algum momento da vida dor na região lombar. E você pode cuidar, prevenir e melhorar esta dor fazendo Pilates com qualidade.

O Pilates, portanto, foi escolhido por Joseph Pilates – criador do método – como uma forma de tratamento. Hoje em dia, utilizamos o mesmo princípio para tratar as dores lombares, pois os exercícios priorizam a melhora do condicionamento físico, alongamento, flexibilidade, consciência corporal e força.

Com o método Pilates, conseguimos trabalhar bem a mobilização da coluna, que é muito importante, pois desenvolve a estabilidade, o que melhora a forma de sustenção corporal, prevenindo as compensações musculares.

Sendo assim, os movimentos que o Pilates proporciona trabalham de forma harmônica as cadeias musculares pensando em força, mobilidade, flexibilidade e consequentemente equilíbrio muscular.

Os exercícios presentes no método e escolhidos para pacientes com lombalgia são aqueles com mínimo impacto nas articulações de sustentação da coluna. Estes movimentos são executados levando em consideração a respiração, concentração, controle, precisão, fluidez e centralização, com intuito de melhorar a qualidade de vida.

Por último, mas não menos importante, o profissional deve elaborar um plano de aula para favorecer o equilibrio muscular do seu aluno, após uma avaliação dinâmica. O movimento cura! Não tenha medo de se movimentar estando seguro com um profissional qualificado.

Deixe um comentário